Como já dizia o sábio provérbio, diga-me como te planejas e eu digo quem você é. Na verdade, eu acabei de inventar esse ditado, mas olha: a essência dele é tão velha quanto a própria muralha da China.

Afinal, a organização de fluxos, datas e processos é parte fundamental de qualquer obra. E vamos combinar: não tem mais desculpa. Planejar-se isso ficou mais fácil com as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente.  

Mas o duro é saber qual delas selecionar, uma vez que são muitas e muitas e suas características podem variar bastante. 

Para ajudar você a resolver esse impasse, nós filtramos e comentamos neste blog 5 ferramentas gratuitas para gestão de obras. Confira! 

Trello

Não tinha como não começar com essa. Gratuito, o Trello é uma das ferramentas de gerenciamento de projetos mais famosas do mundo e possui diversos modelos que te ajudam a organizar as etapas de sua obra.

Ela vale-se de listas, cartões e quadros que separam cada atividade dentro de um projeto

A versão gratuita, embora possua limitações, certamente dá conta de obras de pequeno e médio porte. Nós, do Grupo Maqções, a utilizamos bastante em nossos projetos e atestamos seu benefício.

GanttProject

Não é que ele é de graça. Ele existe somente de graça e só por isso já poderia entrar em sua lista dos mais mais. 

Mas o GanttProject vai além desse benefício. Software livre, ele permite que você adapte determinadas funções conforme sua necessidade.

Ele está baseado no famoso gráfico de Gantt, metodologia que ilustra, de forma visual bem clara, as tarefas de um projeto, considerando intervalos e relações entre elas.

Quer mais? O GanttProject converte seus projetos em PDF e HTML e funciona em Linux, Windows e iOS.

Artia

Uma característica do Artia que nos chama a atenção é que ele reúne funcionalidades diferentes como controle financeiro, apontamento de horas de colaboradores, relatórios de desempenho, entre outros.

O lado negativo é que sua versão gratuita é relativamente modesta para quantidade de participantes e armazenamento. Mesmo assim, vale a pena testar e, quem sabe, adquirir a versão paga.  

Uma de suas características que mais nos chamam a atenção é que ele se vale da técnica Pomodoro, método inovador que divide tarefas em tempos de 25 minutos e intervalos de 5, aumentando a produtividade.

Assana

O Assana também entra em nossa lista, já que é de graça para pequenas empresas e traz diversas funcionalidades interessantes de gestão de projetos.

Com ele, é possível atribuir tarefas a participantes, verificar a evolução estatística do projeto e, o que é seu grande diferencial, visualizar a linha do tempo da obra, mostrando o progresso de cada atividade. 

Bitrix24

Por fim, consideramos o Bitrix24 uma opção extremamente vantajosa, pois conta na verdade com uma suíte completa  para gestão de projetos, contato com clientes e ferramentas de comunicação entre times, como bate-papo e rede social.

Na área de gestão, é possível controlar tarefas, monitorar tempo, modelos, papéis, notificações, gráficos de Gantt, e Kanban, além da integração com outras plataformas. 

Takeaways

Diante dessas cinco opções, qual escolher? Só podemos dizer: depende. De você, de sua equipe, de suas necessidades. Por isso, recomendamos que você teste as cinco e veja com qual delas se sai melhor.

Curtiu nossas dicas? Então, confira mais sobre nossos serviços e conheça mais sobre o Grupo Maqções.

E não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Regularmente, postamos conteúdos fresquinhos e ficaremos muito felizes de contar com você por lá. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *